sábado, 14 de abril de 2012

DISCIPLINA É TUDO

A arte Shao Lin.




JUVENIL OU VARONIL?

"Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil (ou varonil?)

Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil".
Todos nós cantamos com entusiasmo e respeito este estribilho. Todos cultuamos o símbolo sagrado de nossa Pátria: A Bandeira. Só que, por vezes, vacilamos, reduzimos o volume de nossa voz e deixamos que os mais afoitos cantem primeiro.
É que não estamos seguros se o poeta escreveu juvenil ou varonil. Como nós não podemos mudar as palavras dos versos do poeta Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1865 - 1918) devemos cantar juvenil, pois ele escreveu essas consagradas palavras, para que as crianças das escolas públicas do Rio de Janeiro, tivessem uma canção para acompanhar o içamento da Bandeira Brasileira ao topo dos mastros. Compôs a pedido do prefeito Pereira Passos durante a inauguração da Escola Tiradentes.
Depois, então, que o Hino tomou notoriedade e se incorporou no domínio público, é que chegou aos quartéis.
Na Segunda década do século, Bilac tinha trânsito livre pelos Gabinetes.
Era o maior poeta Brasileiro. Era um dos líderes dos movimentos patrióticos. Era defensor da obrigatoriedade do serviço militar em substituição ao conspurcado sistema de "sorteio para o serviço militar", em que só os pobres tinham o dever de servir à Pátria.
Graças à este prestígio as nossas forças armadas incluíram o cântico do Hino à Bandeira nas cerimônias militares, tendo, para tanto, obtido autorização do poeta para usar varonil e não juvenil, como cantavam nas escolas. Afinal os soldados eram varões e não infantes.
E nós, do Lions, com ficamos? Ficamos com o original, pois não obtivemos autorização do poeta para modificar seus versos.
CL Jackson Ribeiro Falcão.
Fonte: http://www.lions.org.br/circlelp/instrucoes/Instleo98_3.htm